Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
  A Empresa César Augusto Dalçóquio, 2020, no bairro Salseiros em Itajaí, Estado de Santa Catarina, de onde coordena ...

saiba mais >>
  Atualmente a empresa conta com mais de 20 caminhões para transporte e 20 unidades pesqueiras, nas quais destacam-se...

saiba mais >>
  Além dos sócios da Kowalsky Pescados, outros membros da família atuam em diferentes setores na cidade de Itajaí ...

saiba mais >>
 
 
Histórico

Localizada no litoral norte de Santa Catarina a cidade de São  Francisco do Sul foi descoberta em 1504, por Binot Paulmier, um expedicionário francês que, ao perder a rota em direção as Índias, acabou aportando em uma praia que hoje é conhecida como o a cidade de São Francisco do Sul, isto dá a  São Francisco do Sul a condição de terceira cidade mais velha do Brasil.

Foi em São Francisco do Sul que o Sr. David Kowalsky, junto com seus filhos, iniciou uma jornada que já se estende por 50 anos, quando, após ter perdido seu emprego quando a companhia em que trabalhava faliu, abriu ao lado de sua casa a “Peixaria São Pedro”, que inicialmente comercializava entre 100 a 200 quilos de pescado diariamente e posteriormente começou a comercializar seus pescados também no mercado municipal da cidade, o que propiciou um aumento no volume de peixes vendidos e trouxe a necessidade da compra do primeiro caminhão da empresa, um Chevrolet 1950, que seria dirigido por um dos filhos do Sr. David, Evaldo, que se tornou então responsável pelo transporte dos pescados até 1961, quando se retirou da empresa para prestar serviço militar.

Sr. David Kowalsky

 

Delmar - a primeira empresa controlada pelo Com. E Ind. de Pescados Kowalsky.
 

Após o retorno de Evaldo do exército em 1963, a empresa começou a expandir, com toda a família trabalhando em volta do mesmo objetivo : a venda de pescados. Foi fundada uma empresa, onde todos seriam sócios, o “Supermercado de Pescados Kowalsky Ltda”, nomenclatura esta que só foi mudada quando em 1974 visando os amplos e promissores horizontes que a indústria da pesca oferecia na época a empresa se mudou para Itajaí sendo renomeada como “Comércio e Indústria de Pescados Kowalsky” e instalou sua primeira empresa controlada, a “Delmar Indústria de Pescados” que na época fazia conservas de peixe no sal . Seguindo a mudança geográfica, houve também uma mudança no quadro social da empresa, quando em 1979 se retiraram da sociedade o Sr. David Kowalsky e sua esposa, Celina Macedo Kowalsky, restando desta maneira os irmãos Ésio, Evaldo, Luís e José. A empresa era administrada por Evaldo, que delegava poderes aos demais sócios. Esta  mudança marcou uma grande expansão da empresa, que em 1975 começou a exportar pescados para a Argentina e adquiriu sua primeira embarcação, o “Santo André”. A partir da mudança para Itajaí a empresa focou na captura do camarão, chegando nos anos 80, com uma frota de 20 barcos, a produzir 450 toneladas de camarão em um ano, criando laços comerciais importantes com empresas do exterior, como a rede de restaurantes “Red Lobster”.


Em agosto de 1988 a primeira sede do Comércio e Indústria de Pescados Kowalsky foi vendida, assim como os barcos camaroeiros que começavam a demonstrar queda na produção, restando assim os demais barcos (atuneiros, traineiras e de arrasto). A empresa reabriu em Agosto de 1990 com 2 sócios a menos (Luís e Ésio Kowalsky) em uma sede nova e com localização privilegiada, as margens da BR-101. Com os anos 90 iniciou-se o comércio global, e Evaldo Kowalsky liderou a empresa com  visão e inteligência, de maneira que em 1995 a empresa produzia 700 toneladas de pescado por ano, exportando atum para a Argentina e Europa.

Hoje competindo com empresas de todo o mundo em um mercado completamente global, a empresa envia peixes frescos e congelados para países de todos continentes. Dispõe de 8 caminhões frigoríficos, 10 barcos com equipamento de alta tecnologia, câmeras frigoríficas com capacidade para 5000 toneladas de pescados, além de um espaço para estocagem de congelados de terceiros com capacidade para 3000 toneladas.

Reportagem sobre o lançamento

do atuneiro "Vô David".

 

Inteligência e dedicação foram os materiais usados na construção deste pequeno império, que em seu principio produzia 200 kg de pescados por dia, e hoje movimenta 8000 toneladas de pescados por ano.

 
Kowalsky Com. e Ind. de Pescados Ltda. © 2009. Todos os direitos reservados.

mail camera